FAQ - Portaria Remota
Perguntas Frequentes
Com o objetivo de esclarecer as principais dúvidas quanto aos serviços de Gestão de Portaria Remota, elaboramos estas questões sobre o tema.
1- Como funciona a Gestão de Portaria Remota? 2- Qual é o perfil dos condomínios que podem utilizar este serviço? 3- Quais são os fatores que levam a redução de custo diretos e indiretos? 4- Todos os funcionários do condomínio serão demitidos? 5- Existe algum vínculo trabalhista entre o operador de monitoramento e o condomínio? Tem algum risco de passivo trabalhista? 6- Como é feita a comunicação entre a portaria remota e os apartamentos? 7- No que tange a segurança do condomínio. Melhora ou piora e por quê? 8- Em caso de falha da comunicação através da internet, como funciona? 9- Quais são os sistemas de contingência? 10- E caso o sistema de contingência falhe, o que será feito? 11- Como será realizada a abertura do portão de pedestres para moradores? 12- Como será realizada a abertura do portão de pedestres para visitantes? 13- Como será realizada a abertura do portão de pedestres para prestadores de serviços e visitantes? 14- Como será realizada a abertura do portão de veículos para moradores? 15- Em situações de entrega de pequenos volumes – pizza, remédio, etc., como irá funcionar? 16- Entregas de encomendas, como irá funcionar? 17- Caso a Central de Monitoramento detecte qualquer anormalidade no condomínio, o que será feito? 18- Caso uma pessoa acesse o condomínio sem autorização, como a Central de Monitoramento irá proceder? 19- Caso o morador vá viajar, mas queira deixar autorizado o acesso de alguma pessoa, será possível? 20- É possível gerar relatório de quem entrou e saiu no condomínio? 21- Todos os equipamentos instalados serão do condomínio? 22- Quem será responsável pela manutenção dos equipamentos? 23- Caso o condomínio não queira mais continuar com o serviço de Gestão de Portaria Remota, é possível? 24- Quais são as fases de implantação do serviço de Gestão de Portaria Remota? 25- Quanto tempo demora desde a assinatura do contrato para o pleno funcionamento do sistema? 26- Quantos condomínios são monitorados por cada operador de monitoramento? 27- Por que devemos contratar a CONTROLLER?Com o aumento da tecnologia e avanço da internet em banda larga, é possível substituir os porteiros por agentes capacitados que, de maneira remota, abram e fecham portões e garagens e monitoram o condomínio 24 h por dia, através de câmeras e internet.
Não existe um perfil definido como o limite à implantação do sistema virtual, por depender de variáveis intrínsecas a cada um dos condomínios, porém tomamos como referência o seguinte valor: - Máximo 60 unidades habitacionais para condomínios horizontais, e - Máximo 100 unidades para torres verticais.
A redução em cerca de 66% na folha de pagamento, diminuição dos passivos trabalhistas.
Não, é imprescindível que tenha um funcionário em horário comercial, para que possa receber encomendas, cartas registradas, oficiais de justiça, corretores de imóveis, técnicos em manutenção do condomínio, e etc. Além dos funcionários encarregados da limpeza, onde a rotina permanece a mesma.
Não, o único vínculo existente é entre o condomínio e a CONTROLLER, através de contrato comercial de prestação de serviços e locação e manutenção – corretiva e preventiva dos sistemas de segurança eletrônica.
Através do interfone com tecnologia IP (internet), ou seja, é possível realizar a comunicação entre as partes através da internet, sem que haja perda na qualidade. Opcionalmente serão utilizados também telefonia fixa e celular.
Melhora significativamente. Uma vez que o condomínio é monitorado 24 h/dia por agentes especializados e treinados para detectarem qualquer inconformidade e acionar de imediato a Polícia Militar ou acionar um plano de emergência pré-estabelecido entre as partes, garantindo a integridade dos moradores.
Para que a falha de comunicação não comprometa o sucesso da operação, o condomínio possuirá 02 (dois) links de internet banda larga de operadoras distintas. No caso de falha no link principal, automaticamente o link secundário será acionado. Em situações onde eventualmente haja indisponibilidade dos dois links de internet, um porteiro será disponibilizado ao condomínio até que tudo seja restabelecido.
Serão instalados equipamentos devidamente dimensionados (gerador de energia elétrica ou nobreak) no condomínio para que, em uma eventual queda de força, o mesmo seja acionado automaticamente, e garanta autonomia para todos equipamentos que tangem a segurança. O acionamento dos portões de pedestres e veículos, a comunicação entre o condomínio e a central de monitoramento, a iluminação das áreas adjacente a portaria serão realizadas através do equipamento.
Caso o sistema de contingência apresente falhas, um funcionário será alocado em caráter emergencial no condomínio até que a situação se normalize.
Cada morador possuirá um chaveiro de proximidade (TAG) para acessar o condomínio, é possível também realizar a identificação do morador através das suas características biométricas ou cadastro de senhas pessoais, eliminando assim a possibilidade de acessos não autorizados.
O visitante será atendido pelo agente na Central Remota de Monitoramento CONTROLLER, que após colher a foto, nome completo e documento, irá entrar em contato com o morador para que esse autorize ou não a entrada do visitante. Uma vez autorizado pelo morador o acesso do visitante, a Central de Monitoramento irá realizar a abertura remota dos portões de entrada.
Após a chegada dos mesmos na portaria e o contato com a nossa Central de Monitoramento CONTROLLER, o agente irá colher a foto/ documento (através da câmera) e nome completo da pessoa e comunicar o morador, para que esse autorize ou não a entrada no condomínio. Uma vez autorizado pelo morador o acesso, a Central de Monitoramento irá realizar a abertura remota dos portões de entrada.
A abertura dos portões – entrada e saída, será realizada através do controle remoto, em poder do próprio morador, onde seu acesso será monitorado pelo sistema em nossa Central. O sistema permite que, em caso de emergência, o morador informe por meio de uma das teclas de seu controle, que acionará um sinal de alerta na Central de Monitoramento.
Tal situação dependerá de cada regimento interno dos condomínios. Para os casos onde a entrada de entregadores não é permitida, o mesmo será atendido pelo agente na Central Remota de Monitoramento CONTROLLER, que irá acionar o morador através do interfone para que o mesmo compareça a Portaria e retire seu volume. Nos casos onde a entrada for permitida, o agente na CONTROLLER efetuará a comunicação com o morador para a autorização do mesmo. Após o retorno da autorização, o agente procederá ao cadastro e liberará a entrada.
O funcionário do condomínio (Servente de Limpeza), estará alocado em horário comercial para atender as demandas diárias do condomínio, tais como: carteiro, leiturista (água, luz), corretor de imóveis, oficial de justiça, etc.
No caso de inconformidade detectada pela Central de Monitoramento Remoto, a CONTROLLER enviará imediamente um carro de apoio e em paralelo acionará a Polícia Militar e os responsáveis pelo condomínio – síndico, sub síndico e membros do conselho cadastrados serão informados.
Procedimento similar ao item 17 acima deverá ser adotado.
Sim, com prévio aviso a Central Remota de Monitoramento.
Sim, através do software de Portaria Remota é possível gerar relatórios com datas e horários precisos de quem acessou o condomínio. Ora moradores, visitantes, prestadores de serviço, domésticas, etc.
Sim, se assim o condomínio optar, caso contrário os equipamentos serão disponibilizados em contrato de locação.
A equipe técnica da CONTROLLER.
Sim, através da rescisão do contrato - vide cláusulas CONTRATUAIS.
As fases de implantação basicamente são: * Primeiro mês: assinatura do contrato de prestação de serviços e implantação dos sistemas eletrônicos; * Segundo mês: operação conjunta porteiros e Central de Monitoramento.
Em geral, o tempo para o pleno funcionamento do sistema são de sessenta dias, isso contando já com a fase de adaptação dos moradores.
Um operador de monitoramento atende de 3 a 5 clientes diferentes, isso somente é possível graças ao sistema informatizado de Gestão de Portaria Remota. Estudos demonstram que o porteiro comum utiliza cerca de 75% de seu tempo para atender aos moradores do condomínio. Com o incremento dos controles de acesso individuais aliados à tecnologia utilizada, consegue-se otimizar e disponibilizar tempo para um melhor atendimento a vários condomínios simultâneos.
Por ser uma Empresa séria, com experiência no ramo de portaria e com parcerias de sucesso. Através do seu know how é altamente capaz de garantir máxima eficiência nos seus serviços, por meio de metodologia própria, tecnologia de ponta e profissionais e experientes.